Tudo sobre a migração do sinal analógico
para a TV Digital

O desligamento do sinal analógico é uma determinação do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações e da Anatel.
A meta do governo é encerrar as transmissões analógicas em todo o Brasil até o fim de 2018.

Saiba mais sobre a migração do sinal analógico para o sinal digital aqui. Nós te ajudamos a entender esse fenômeno.

Tire aqui duas dúvidas
  • Qual a diferença entre a TV analógica e a TV digital?
  • A diferença é o tipo de transmissão. A primeira tem o sinal de TV terrestre transmitido de forma analógica e o segundo de forma digital. Na transmissão digital não há perda de qualidade no processo, ou seja, áudio e vídeo mantêm 100% da qualidade da transmissão original, eliminando chuviscos e interferências na recepção, característicos do sistema analógico.
    Na transmissão digital a imagem possui muito mais definição e o áudio uma qualidade superior a da transmissão analógica, melhorando assim a qualidade do conteúdo.

  • Como obter o sinal Digital?
  • A TV digital já está sendo usada no Brasil, mas mesmo quem tem uma TV antiga pode receber o sinal digital. Siga o passo a passo:

    1. 1. Verifique se o sinal digital já está disponível na sua vizinhança. Essa informação pode ser obtida com antenistas, síndicos ou vendedores de lojas de eletrônicos;
    2. 2. Disponha de uma antena UHF. Dependendo da região, é possível que consiga receber o sinal usando apenas a antena interna. Caso contrário, você precisará de uma antena externa;
    3. 3. Adquira um conversor digital.

    Caso você já tenha um televisor com conversor embutido, basta ligar o cabo da antena UHF na TV.
    Para auxiliar com instalações de aparelhos e sintonização de sinal, sugerimos que entre em contato com um antenista de confiança.


  • Caso compre uma TV de plasma ou LCD, hoje, será necessário comprar o conversor digital?
  • Diz-se que as TVs de plasma ou LCD são digitais devido ao processamento interno da imagem, que já é digital. Mas nem todas elas dispõem do conversor integrado. Para usa-los como displays de TV digital, será necessário comprar o conversor digital. Claro, se o modelo já tiver o conversor embutido, é só ligar a antena de UHF diretamente no aparelho.

Quais são as datas de desligamento do sinal analógico?



Região de São Paulo: 29 de março
Região de Goiânia: 31 de maio
Região de Belo Horizonte: 26 de julho
Região de Recife: 26 de julho
Região de Salvador: 26 de julho
Região de Fortaleza: 26 de julho
Região de Campinas: 27 de setembro
Região de Ribeirão Preto: 27 de setembro
Região de Franca: 27 de setembro
Região de Santos: 27 de setembro
Região do Vale do Paraíba: 27 de setembro
Região do Rio de Janeiro: 25 de outubro
Região de Vitória: 25 de outubro
Região de Curitiba: 31 de janeiro de 2018
Região de Porto Alegre: 31 de janeiro de 2018
Região de Florianópolis: 31 de janeiro de 2018
  • Tendo um sinal analógico fraco, se colocar um conversor de TV digital a imagem melhora? (No período em que o sinal analógico se mantiver ligado).
  • Se você estiver dentro da área de cobertura do sinal digital, a imagem vai melhorar.

  • Haverá mudança na programação?
  • Não. Apenas um salto significativo na qualidade da imagem e do som que os telespectadores recebem através da TV Digital.

  • Na TV Full HD com conversor embutido, algumas emissoras sintonizam com tarjas pretas nas laterais da tela, o que está acontecendo?
  • Essas tarjas pretas laterais são chamadas Pillarbox e aparecem porque você está assistindo ao sinal analógico. Elas também podem aparecer quando um programa não é exibido em alta definição e com aspecto widescreen (16×9).

  • Um conversor é suficiente para suprir uma casa com mais de uma TV ou cada aparelho de TV terá que ter um conversor?
  • Será possível conectar um conversor em mais de um aparelho (puxar um fio e fazer a conexão em rede), mas o canal digital sintonizado será o mesmo em todas as telas. Para que cada aparelho possa sintonizar um canal diferente, é necessário ter um conversor para cada TV.

  • Haverá áudio descrição na transmissão analógica?
  • Não. O recurso de áudio descrição, para deficientes visuais, está disponível somente na transmissão digital.

  • A TV digital tem mensalidade?
  • Não. O sinal da TV digital terrestre via ar, é gratuita. Sem mensalidade.

Não perca mais tempo! Garanta agora mesmo o seu conversor digital e deixe de se preocupar com o desligamento do sinal analógico!

Casa e Video Rio de Janeiro S/A - CNPJ: 11.114.284/0001-63 - Rua Riachuelo, 243 - Rio de Janeiro/RJ - CEP 20.230-011 - sac@casaevideo.com.br
Os preços, promoções e condições de pagamento são válidos durante o dia de hoje, para o site e TeleVendas, não valendo necessariamente para nossa rede de lojas físicas.
O frete não está incluído no preço do produto. Ofertas válidas enquanto durarem nossos estoques. As fotos de produtos são meramente ilustrativas.